«

»

Imprimir Post

O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – 2016

Enem-e-Universidades

Inscrições Enem 2016 Começam na Próxima Segunda

Inscrições Enem 2016 começam na próxima segunda-feira! O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abrirá, na próxima segunda-feira (09), o período de inscrições do Enem 2016 – Exame Nacional do Ensino Médio. Os interessados deverão acessar o site oficial até o próximo dia 20, numa sexta-feira. As provas deste ano serão aplicadas nos dias 05 e 06 de novembro.

Link para Inscrição: http://goo.gl/1EUqQ9

O Inep publicou o edital do Enem 2016 no Diário Oficial da União (DOU) do dia 15 de abril. Todos os estudantes que pretendem fazer as provas no fim do ano devem ler cuidadosamente o documento, pois nele estão as regras e as datas oficiais de todas as etapas do Enem 2016. Quem não cumprir com as exigências poderá perder o direito de participar das provas.

Link do Edital: http://goo.gl/WgW8vw

Novidades dessa edição do Enem

“Hora do Enem”

Plataforma de estudos na qual os estudantes podem se cadastrar para acompanhar o MECFlix, montar um plano de estudos e realizar simulados online. Entretanto, ao contrário do MECFlix que tem acesso irrestrito, os simulados só são liberados para alunos concluintes do 3º ano do ensino médio.

MECFlix

Plataforma online de videoaulas, os usuários podem organizar os vídeos por meio de playlists temáticas e compartilhá-las com outras pessoas.Também é possível fazer anotações em vídeos e comentários.

Acesse agora http://goo.gl/gpnA0a

 

Em qual site devem ser feitas as inscrições Enem 2016?

As inscrições do Enem 2016 deverão ser realizadas exclusivamente via internet, por meio da página do participante, disponível no portal do Inep, no endereço http://enem.inep.gov.br/participante/. O site ficará à disposição dos candidatos a partir das 10h do dia 09 até as 23h59min do dia 20. A organização leva em conta o horário oficial de Brasília/DF. Quem acessar a página fora do período determinado não conseguirá se inscrever. A taxa de inscrição para o Enem é de R$68,00.

O Inep alerta que não é responsável por nenhuma solicitação de inscrição não recebida, sejam quaisquer os motivos, tais como ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, procedimento indevido por parte do estudante. Os candidatos são os únicos responsáveis por fazer o devido acompanhamento e conferir se todos os dados estarão corretos. Qualquer dúvida pode ser tirada por meio da Central de Atendimento do MEC (Ministério da Educação), por meio do telefone 0800-616161.

Como preencher a inscrição do Enem 2016?

No ato da inscrição, o candidato precisa ter em mãos os números dos seus documentos pessoais: CPF (Cadastro de Pessoa Física) e RG (Registro Geral – carteira de identidade). Portanto, quem for menor de 18 anos e ainda não tiver um dos documentos deverá providenciar até o término do período de inscrição do Enem 2016, pois eles são obrigatórios para a efetivação do registro.

Durante o preenchimento das inscrições, os estudantes precisam informar um endereço de e-mail pessoal e válido, que servirá de via de comunicação entre a organização e o candidato. Outra informação que também deve ser prestada e servirá para a mesma finalidade é um número de celular.

No preenchimento, também é preciso escolher o município do local de prova do Enem 2016, bem como indicar a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol) para as cinco questões da prova de Linguagens.

Como pedir isenção no Enem 2016?

Na edição deste ano será cobrada uma taxa de participação no valor de R$ 68,00, que deverá ser paga até as 21h59min do dia 25 de maio, uma quarta-feira. Ao se inscreve, o participante deverá gerar o boleto do Enem 2016, chamado de GRU (Guia de Recolhimento da União) e o seu pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária, casas lotéricas ou agência dos Correios.

Todavia, estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública são automaticamente isentos do pagamento e não precisam emitir a GRU. Por sua vez, aqueles que não se encaixam na situação, mas não possuem renda suficiente para cobrir o valor, poderão pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2016.

O pedido de isenção é feito durante a etapa de inscrição, na página do participante, mediante preenchimento do formulário socioeconômico, onde o candidato precisa declarar carência no Enem 2016. Quem receber a isenção e não comparecer nos dias de prova perderá o direito de declarar carência na próxima edição do Exame.

Provas

Nos dois dias de exame — em 5 e 6 de novembro —, os portões nos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). As provas terão início às 13h30. O tempo extra de meia hora será usado para procedimentos de segurança, como revista eletrônica, e para dar tempo a todos os presentes de entrar em sala e guardar os pertences. O período total de duração das provas permanece em quatro horas e meia no primeiro dia (sábado) e cinco horas e meia no segundo dia (domingo).

Link permanente para este artigo: http://www.etecassis.net/o-enem-exame-nacional-do-ensino-medio-2016/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *