«

»

Imprimir Post

Atividade prática do curso de Técnico em Química realizada de 15 à 20 de fevereiro de 2017

Aos dias 15 e 20 de fevereiro de 2017, os alunos do 1º módulo do Curso Técnico em Química da ETEC Pedro D’Arcádia Neto desenvolveram, nas aulas práticas do componente de Síntese e Identificação de Compostos Orgânicos I, modelos moleculares do BUCKMINSTERFULERENO ou apenas FULERENO, a partir de materiais alternativos, como, por exemplo, jujubas e palitos de dente, como mostrado nas imagens abaixo, com a intenção de demonstrar uma das formas alotrópicas do elemento presente em todos os seres vivos, o CARBONO.

O nome Buckminsterfulereno veio como homenagem ao arquiteto americano Buckminster Fuller por seus trabalhos com cúpulas geodésicas (parecido com uma bola de futebol), similares ao formato da molécula deste composto. O fulereno teve seu advento no ano de 1985 pelos cientistas Harold Walter Kroto e Richard Errey Smalley, com a finalidade de síntese de novos compostos nas áreas da bioquímica e medicina, o que rendeu a eles o Prêmio Nobel de Química do ano de 1996.

Link permanente para este artigo: https://www.etecassis.net/atividade-pratica-curso-de-tecnico-em-quimica-realizada-de-15-20-de-fevereiro-de-2017/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *