Imprimir Página

História da Etec

Faixada da Escola Pedro D'Arcádia Neto

Fachada da Escola Técnica Estadual Pedro D’Arcádia Neto

Em 23 de fevereiro de 1948, foi elaborada a Lei 77/48 (que dispõe sobre a criação de cursos práticos de Ensino Profissional no interior do Estado de São Paulo). Logo em seguida, a Prefeitura Municipal de Assis lança um decreto a respeito da doação de um terreno para a então chamada “Escola Artesanal”. O lugar para tal Escola deveria sem bem localizado.

Destina-se então um terreno em um dos bairros mais promissores da cidade: a Vila Xavier, situado na Rua Senhor do Bonfim, 1226. Local onde até hoje a escola está instalada.

A escola inicia suas atividades em 02 de abril de 1951 com os cursos de: Ajustagem Mecânica, Educação Doméstica, Marcenaria, Torneiro Mecânico, Corte e Costura e Conhecimentos sobre Alimentação.

Alguns anos depois, pela lei nº 753, de 11 de novembro 1975, passou a receber a denominação de Escola Estadual de 1º Grau “Pedro D’Arcádia Neto”, em homenagem ao grande poeta assisense, e também professor da “escola industrial”.

Até meados de 1991, a Escola era subordinada à Secretaria da Educação (administrada pela DISAETE), e recebia a designação de Escola Técnica Estadual de 2º Grau (ETESG) “Pedro D’Arcárdia Neto”

Em 1992, essa instituição passou a fazer parte da Secretária de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e sua administração coube a DEET – Divisão Estadual de Ensino Técnico.

Desde 1993, a Etec “Pedro D’Arcádia Neto” compõe o quadro de Escolas Técnicas do CEETEPS – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, oferecendo até hoje diversos cursos técnicos como: Açúcar e Álcool, Administração, Contabilidade, Enfermagem, Informática, Meio Ambiente, Mecânica e Química, além do tradicional Ensino Médio.

Link permanente para este artigo: https://www.etecassis.net/historia-da-etec/